Tire Suas Dúvidas (FAQ)

Todas as suas duvidas respondidas aqui. Se você tem outras duvidas ou sugestões, envie para cinemaufpe@gmail.com.


PARA ALUNOS

1. O que é e como eu acesso o SIG@?

O SIG@ é o sistema de gestão acâdemica da UFPE, através dele você pode se matricular em disciplinas, solicitar assistência estudantil, verificar o histórico e saber quantas horas restam para conclusão do curso. Para acesso pela primeira acesse www.siga.ufpe.br e clique em SOLICITAR ACESSO ou caso você já tenha senha, faça o login.

2.  Onde encontro informações voltadas ao Corpo Discente UFPE?

Acesse: https://www.ufpe.br/comunidade-academica/alunos

3. Como eu dispenso a carga horária de atividades complementares do curso?

Após realizar o conjunto de atividades que somem 120 horas e tendo o comprovante de realização delas em mãos dirija-se a secretaria de graduação e solicite o requerimento especifico, preencha-o, anexe os comprovantes e aguarde o lançamento no SIG@ pela coordenação.

4. Com saber quanto uma atividade que realizei vale para fim de computar a carga horária de atividades complementares?

Consulte Aqui 

4. Como dispersar uma disciplina cursada?

Apresentar na Secretaria de Graduação o histórico original, ementas de cada disciplina cursada e formulário de dispensa devidamente preenchido. Após dar entrada, o aluno deverá verificar em seu histórico escolar se seu solicitação foi atendida. 

5. Onde retiro o comprovante de matricula?

Na Secretaria de Graduação.  

6Onde retiro um Histórico Escolar Oficial?

No Corpo Discente.

7.  Posso cursar uma disciplina duas vezes?

Não.

8. Encontrei a oferta de uma disciplina no sábado, isso quer dizer que as aulas ocorreram aos sábados?

Não, geralmente disciplinas EAD e disciplinas de TCC são oferecidas aos sábados apenas não gerarem choque de horário com outras disciplinas. O curso de graduação em Cinema e Audiovisual funciona apenas de segunda a sexta entre 13 e 19 horas.

9. Esqueci a senha do SIG@, o que fazer?

Enviar um email para cinemaufpe@gmail.com com assunto "Desbloqueio de CPF" e no corpo texto colocar nome completo e CPF (sem pontos ou traços). O prazo para desbloqueio via email é de até 24horas.
É possível solicitar o desbloqueio presencialmente na Secretaria de Graduação.

10.   A Coordenação me desbloqueou, mas é agora?

Use a opção "Solicitar Acesso" no SIG@ para fazer outra senha. Tenha em mente que ao esquecer a senha e clicar em esqueci a senha, o SIG@ não manda uma segunda via da senha por email, por isso faz-se necessário desbloquear o CPF. 

11. Não resta mais disciplinas ou carga horária complementar a serem cursadas, o que fazer?

Aguardar o aviso da coordenação com a convocatória para colação de grau.

12. Posso mudar de tema ou tipo de TCC enquanto curso a disciplina Trabalho  de Conclusão de Curso?

Sim. É necessário preencher um formulário na Secretaria de Graduação solicitando a mudança e anexando um novo  

13. Como funciona o sistema de notas na UFPE?

Para graduação os alunos são avaliados com notas de 0 até 10. Ou pode ser avaliado apenas por frequência (comparecimento as aulas). O professor poderá optar por realizar: 1 Exercício Escolar (apenas uma nota é informada no SIG@), 2 Exercícios Escolares, conhecidos como Avaliação Padrão (duas notas são informadas no SIG@), 3 Exercícios Escolares (três notas são informadas no SIG@), 4 Exercícios Escolares (quatro notas são informadas no SIG@) e Avaliação por Frequência (apenas a frequência é levada em consideração, não existe nota numérica neste caso).

Com exceção da Avaliação Por Frequência, todas as outras avaliações dão direito a uma Segunda Chamada e a uma Avaliação Final. 

O sistema de aprovação em uma disciplina funciona assim:

* O aluno tira uma nota entre 7 e 10 então APROVADO POR MÉDIA
* O aluno tem frequência completa em uma disciplina avaliada por frequência então APROVADO POR FREQUÊNCIA.

SE o aluno não obtiver a frequencia minima então REPROVADO

* O aluno aluno tira uma nota entre 3 e 6,99 então o aluno tem direito a uma AVALIAÇÃO FINAL

SE na avaliação final a nota gerar uma média final superior a 5 então APROVADO
SE na avaliação final a nota gerar uma média final inferior a 5 então REPROVADO

EX: O aluno obteve média 4 e foi para final. Para ser aprovado ele precisar tirar uma nota igual ou superior a 6 para que a média gere nota 5. 

*O aluno tira uma nota entre 0 e 2,99 então REPROVADO.

14. Como funciona o processo avaliativo no curso? 

Os professores informaram no primeiro dia de aula. Geralmente as metodologias avaliativas utilizada são: prova teórica, seminários, elaboração de artigos, produção de curtas-metragens, produção de criticas, produção de ensaios e realização de trabalhos práticos focados na área da disciplina cursada.

15. O que é segunda chamada? Como sei se tenho direito?

Caso o aluno não tenha atingido 25% de faltas e tenha faltado 1 (um) exercício escolar então o aluno tem direito a uma segunda chamada desde que satisfaça uma das seguintes condições impostas pela UFPE: ter faltado em razão de doença infecto contagiosa, ter faltado em razão de convocatória para serviço militar ou ter faltado em razão de gestação avançada.

Outros motivos podem ser aceitos para realização de uma segunda chamada desde que haja acordo com a coordenação e com o professor da disciplina. 

Recomendamos que caso haja perda de um dos exercícios escolares, haja contato com o professor para que seja combinada uma segunda chamada.

Lembramos que caso o aluno falte mais que 25% das aulas ou falte mais de um exercício escolar, este perde o direito a uma segunda chamada. 

O conteúdo da segunda chamada é definido pelo professor e pode ser ou não um dos critérios seguidos para os exercícios escolares anteriormente aplicados.

Ex: se o primeiro exercício foi um curta-metragem e o segundo uma critica cinematográfica, o professor pode optar por fazer uma prova objetiva ou um ensaio como segunda chamada.

16. O que é Avaliação Final?

Caso o aluno não atinja a media 7 (sete) este tem direito a uma avaliação final. A avaliação final poderá contemplar todo o conteúdo da disciplina e deve ser aplicada após a divulgação das médias no SIG@.  A avaliação final sempre é aplicada após a realização da segunda chamada.

Se um aluno faltar uma prova e uma segunda chamada este aluno não tem direito a uma avaliação final.

Se um aluno atingir 25% das faltas, este aluno não tem direito a uma avaliação final.

Se um aluno obtiver um média inferior a 3, este aluno não tem direito a avaliação final.

O conteúdo da avaliação final é definido pelo professor e pode ser ou não um dos critérios seguidos para os exercícios escolares anteriormente aplicados ou da segunda chamada anteriormente aplicada.

Ex: se o primeiro exercício foi um curta-metragem e o segundo uma critica cinematográfica, o professor pode optar por fazer uma prova objetiva ou um ensaio como segunda chamada.
17. Como funciona o sistema de faltas? 

O aluno pode faltar até 25% da carga horária pratica ou teórica da disciplina. Caso o aluno extrapole esse limite, ele é considerado REPROVADO POR FALTA. Caso o aluno falte mais de um exercício escolar, falte uma segunda chamada ou uma avaliação final então o aluno é considerado REPROVADO POR FALTA.

No curso de Cinema e Audivisual as aulas podem acontecer das seguintes formas:

4 aulas em um turno
2 aulas em um turno

Então...

Faltando 1 dia de aula com 4 aulas no turno gera 4 faltas
Faltando 1 dia de aula com 2 aulas no turno gera 2 faltas. 

Para fins de calculo de faltas, a porcertagem de 25% de faltas incide na carga horária pratica ou teórica da disciplina. Faltar mais que 25% em uma das duas cargas horárias gera reprovação. 

A seguir observa-se os limites de falta:

Se a disciplina possui 60 horas Teóricas: limite 15 faltas (3 dias no esquema de 4 aulas por turno ou 7 dias no esquema de 2 aulas por turno)

Se a disciplina possui 60 horas Práticas: limite 15 faltas (3 dias no esquema de 4 aulas por turno ou 7 dias no esquema de 2 aulas por turno)

Se a disciplina possui 45 horas Teóricas: limite de aproximadamente 11 faltas (2 dias no esquema de 4 aulas por turno ou 5 dias no esquema de 2 aulas por turno)

Se a disciplina possui 45 horas Práticas: limite de aproximadamente 11 faltas (2 dias no esquema de 4 aulas por turno ou 5 dias no esquema de 2 aulas por turno) 

Se a disciplina possui 30 horas Teóricas: limite de aproximadamente 7 faltas (1 dias no esquema de 4 aulas por turno ou 3 dias no esquema de 2 aulas por turno) 

Se a disciplina possui 30 horas Praticas: limite de aproximadamente 7 faltas (1 dias no esquema de 4 aulas por turno ou 3 dias no esquema de 2 aulas por turno) 

Se a disciplina possui 15 horas Teóricas: limite de aproximadamente 3 faltas (NÃO PODE FALTAR NENHUMA AULA no esquema de 4 aulas por turno ou 1 dias no esquema de 2 aulas por turno)

Se a disciplina possui 15 horas Praticas: limite de aproximadamente 3 faltas (NÃO PODE FALTAR NENHUMA AULA no esquema de 4 aulas por turno ou 1 dias no esquema de 2 aulas por turno)

Obs: se uma disciplina possuir cargas horárias mistas, por exemplo 30 hora teórica e 30 hora pratica gerando um total de 60 horas, o aluno pode faltar até 25% de cada carga horária ou seja 25% da carga horária pratica e 25% da carga horária teórica. O calculo neste caso não é 25% das 60 horas totais. 

18. Como sei detalhadamente as aulas teóricas e práticas?

Consulte dentro da sua GRADE HORARIO no SIG@, o plano de ensino disponibilizado pelo professor. No plano você encontrará todo planejamento do semestre além da carga horária especifica por aula.  
 
PARA ALUNOS DE OUTROS CURSOS DA UFPE

1. Posso cursar disciplinas em cinema?

Sim, desde que haja vaga e não seja uma disciplina do primeiro período.

2. Como posso solicitar disciplina em cinema?

Consulte nossa grade horário e  solicite a coordenação do seu curso a oferta das disciplinas pretendidas.

3. Faltou vaga na disciplina solicitada, posso continuar frequentando as aulas?

Não, a figura do aluno ouvinte é proibida na UFPE.



PARA ALUNOS DE OUTRAS IFS

1. O Curso de Cinema aceita alunos de mobilidade?

Sim, desde que haja vaga na disciplina solicitada.

2. Onde consulto a previsão de oferta?

Consulte aqui

3. Posso migrar da minha IF para UFPE?

Sim, desde que haja vaga e que você atenda aos requisitos contidos na pagina oficial da ufpe nesse link.

4. Todas as disciplinas são oferecidas para alunos de outras IFs?

Não, depende da disponibilidade de vagas disponíveis.

5. Onde consigo a Ementa?

Aqui.

6. Onde consigo o Programa Curricular da Disciplina?

O programa curricular da disciplina só é disponibilizado ao aluno que cursou a disciplina com aprovação. Se você se enquadra nessa exigência então é só preencher um requerimento geral na Secretaria de Graduação do Curso de Cinema e Audiovisual.

7. Sou aluno de mobilidade, onde consigo meu histórico escolar ou comprovante de matricula?

No corpo discente.

8. Enquanto estou fazendo mobilidade, posso usar o LIS e o LABFOTO?

Sim, bata seguir o procedimento padrão de empréstimo.

PARA RECÉM FORMADOS

 
1. Onde consigo as datas da colação de grau?

Ela é divulgada periodicamente pela coordenação de curso na pagina do facebook, aqui no blog e através do mural de avisos na secretaria.

2. É obrigatório o uso da beca na Colação de grau?

Sim.

3. Acabei de concluir os créditos do curso, qual o próximo passo?

Aguardar a convocatória para colação de grau em conjunto.

4. O que é Láurea Acadêmica e como sei se tenho direito?

A Láurea é um premio ao aluno com maior ranking do período de colação de grau. Além de ter o maior ranking, o aluno não deve possuir nenhuma reprovação, cancelamento de disciplinas com ônus ou ter dispensando mais 50% da carga horaria do curso. Só revela-se os alunos laureados na cerimônia de colação de grau conjunta.

5. É obrigatório participar da colação de grau?

Sim.

6. Participei da colação de grau, onde consigo o Certificado de Colação de Grau?

Na secretaria de graduação do curso.

7. Perdi a data da cerimonia conjunta, o que fazer?

Solicite na secretaria de graduação do curso a colação de grau em separado. É necessario preencher um requerimento e apresentar um documento que ateste um motivo forte para o não comparecimento da colação de grau conjunta. Caso não haja um motivo forte é necessário esperar a próxima cerimonia de colação de grau conjunta.

8. Preciso antecipar a minha colação de grau, é possível?

Sim. Após concluir todos os créditos, compareça na secretaria com um documento oficial com foto e um documento que dê base para justificar a antecipação da colação de grau. Preencha o requerimento geral e entregue na secretaria.

9. Como dou entrada no diploma?

Após pegar o Certificado de Colação de Grau (entregue pela secretaria após a colação de grau), compareça ao corpo discente. Para mais informações consulte a guia DIPLOMAÇÃO neste site.

PARA QUEM QUER INGRESSAR NO CURSO

1. Como eu ingresso no curso de Cinema e Audiovisual da UFPE?

Através do SISU. Consulte: www.ufpe.br para maiores informações.

2. Posso assistir as aulas do curso como ouvinte?

Não, essa pratica não é permitida pela PROACAD.

3. Onde posso ver quais as disciplinas oferecidas pelo curso?

Clique aqui.

4. Posso conhecer as instalações do curso e tirar duvidas diretamente com a coordenação?

Sim, basta enviar um e-mail para nós realizando um agendamento.


No comments:

Post a Comment

Planejamento de Oferta 2020

Para que possamos adequar a oferta de disciplinas eletivas as demandas dos alunos do curso, precisamos que vocês respondam ao questionário ...